quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Trabalhos SOBRE obras de Machado de Assis

A Mão e a Luva

O livro a Mão e a Luva se passa em uma sociedade burguesa extremamente rigorosa. Conta a história de uma moça chamada Guiomar que na época tinha 17 anos e era afilhada de uma baronesa bem influente. Era disputada por três homens chamados Luís Alves , Jorge e Estevão. Uma louca e desenfreada corrida do amor.
Oswaldo pede a mão de Guiomar, no dia seguinte Luiz Alves também. A baronesa pede a ela que se decida entre os dois então Guiomar diz que prefere Jorge, porém a baronesa sabe que sua afilhada quer se casar com Luiz Alves. Por fim, Guiomar consegue se casar com Luiz Alves e o trecho final do livro justifica seu título.

Lucas e William- 82 (Beatriz)
****************************************************************************
Dom Casmurro

A história de Dom Casmurro se passa no Rio de Janeiro do Segundo Império, entre os anos de 1857 e 1871. Uma história que conta sobre o amor de Bentinho por Capitu. Inicia com um episódio que seria recente em que o narrador recebe a alcunha de "Dom Casmurro", daí o título do romance. Mas tudo começa mesmo com Bentinho e Capitu brincando, pois eram vizinhos. Na adolescência de Bentinho ele teve que ir para um seminário, pois sua mãe Dona Glória havia feito uma promessa. Bento não queria ir porque percebeu que era apaixonado por Capitu. Mas, não teve jeito porque o Sr. José Dias um agregado que morava com a família tinha muita influência com a mãe de Bento e falou para mandar ele logo para o seminário. Na casa de Bentinho também morava um tio dele, o Tio Cosme. Quando estava no seminário Bentinho fez um grande amigo o Escobar. Bento sai do seminário para se casar com Capitu, seu amor de infância. Logo após o casamento, Bentinho desconfia que Escobar está muito próximo de Capitu. Escobar acaba morrendo e no seu enterro Bentinho acaba desconfiando que seu filho Ezequiel é na verdade filho de Escobar. O final é aberto. O autor deixa como um mistério para ser revelado pelo leitor o suposto (ou não) adultério.

Luis Philipe e Beatriz- 82 escola Beatriz


Nenhum comentário:

Postar um comentário